Google
 

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Sim! O SBBD-SBES...

Quando desisti de escrever nessa bostinha inutilidade aqui eu terminei esquecendo de postar algo sobre o evento que fui em João Pessoa... Em poucas palavras: não entendi porra nenhuma.

Pra falar a verdade eu entendi quase tudo nas palestras, nos tutoriais, no mini-curso que fiz e nos painéis, mas não entendi nada nas sessões técnicas, que cobriam 80% do evento. Sessões técnicas são basicamente apresentações de artigos científicos onde 10% do público entende algo, mas o normal nesses eventos é que todos entendam algo relacionado à sua área, uma vez que a maioria lá é formada por pesquisadores, e eu só sou um estudante do 3º período que nem sabe direito o que vai fazer da vida.

Mas foi bom mesmo, muito bom... Aprendi como é um evento de grande porte como esse, aprendi como são apresentações decentes sobre trabalhos decentes (mesmo sem entender nada) e outras coisas mais nas sessões técnicas. Nas palestras não aprendi quase nada, mas entendi muitas coisas. E o mini-curso merece um parágrafo só pra ele.

Fiz o mini-curso de Engenharia de Requisitos, recomendado pelo professor Ig Ibert. Nele aprendi que, em poucas palavras, consertar a merda depois de feita pode ser até 200 vezes mais caro que consertá-la na análise de requisitos, além de uma série de técnicas interessantes de obter esses requisitos sem enganos. Até mesmo a forma de apresentar um protótipo a um cliente é importante: qual é a melhor forma? Um arquivo executável, mostrando o "esqueleto" do programa? Um livrinho colorido com o desenho do programa ou umas folhas vagabundas em preto-e-branco com o mesmo desenho do programa? Terceira opção, assim o cliente se sente à vontade pra circular, riscar, fazer anotações e mostrar o que ele quer ou não quer, sem perdoar nenhum erro com pena do analista por ter feito tudo tão bonitinho e cheirosinho. Também tem a técnica da sala vazia, os questionários sacanas, e outras coisinhas deveras interessantes :D

Bem... Pra completar, fui reprovado na iniciação científica. O que me deixa puto é que projetos como "perfil dos atropelamentos na cidade de Maceió" e "avaliação dos cursos de fisioterapia de Maceió baseada nos professores" foram aprovados, e o meu não foi, sobrando vagas. Sem querer menosprezar, mas o meu era bem mais interessante e próprio pra uma iniciação científica. Minha sorte é que semana que vem abre um novo edital pra preencher as 15 vagas restantes, e Ig e eu vamos escrever um novo projeto de pesquisa pra submeter o quanto antes. Corre, neguinho!

o/

7 comentários:

Daniella disse...

hohoihaoihaoihaoihaoiahoia

isso aqui é uma das coisas mais engraçadas q eu já vi!

XD

Anônimo disse...

I don´t think so... <(

Alanna disse...

TE AMO MUITO, LINDO!!!!
;**********

Alanna disse...

EU TE AMOO!!!

hope disse...

may I have your help?

Anônimo disse...

pooooxaaa...
kd as atualizações daqui??
minha fonte de risadas está acabando...

=///

Anônimo disse...

eh issaeee neguinho corre que ainda tem chance se deuxz kisehhh =DDD